PONTE DUARTE COELHO - CENTRO DO RECIFE |
ACORDA RECIFE. ACORDA QUE JÁ HORA DE ESTAR DE PÉ...
“Acorda João. acorda que já é hora de estar de pé. Levanta, o carnaval começou...” e a cidade, mais uma vez, não está pronta. Acorda João que ontem mesmo te vi passar despercebido em meio a foliões no bairro antigo. Acorda, porque ninguém te viu nem reverenciou. E os poucos que te observaram passar te apontaram como o pior gestor de todos os tempos. Acorda João, acorda porque é preciso entender o movimento do povo. Não tens o carisma, e muito menos a confiabilidade do João anterior. Você só pode ter o “Miolo Mole” mesmo para dar as costas aquele que erroneamente te fez prefeito. O bom é que nosso carnaval se faz por si só, apesar de tuas trapalhadas. Por isso vê se aprende que quem anda de costas é caranguejo, siri e guaiamu. E se duvidar este é bem mais rápido, e mais bem quisto que você, porque é “Treloso” e anda em bloco. João, no carnaval como na vida quem não se mexe fica para trás. E quem fica parado é poste. Assim, é melhor se movimentar antes que os urubus e/ou “Abutres” te carreguem. Não basta fazer tão pouco e acreditar que assim mesmo “Nós Sofre, Mas Nós Goza”. Isso não é verdade. É a maior mentira de todos os tempos, assim como tua gestão. Na verdade, nós recifenses somos “Amantes da Glória”. E a glória se faz nas urnas, João. E em tempos de eleição, “Nem Sempre Lili Toca Flautas”, mas troca de partido, de candidato. O povo tem a “Língua Afiada”, João. De costas não percebes que o “Bloco da Saudade” está crescendo porque nos faz falta o tempo em que éramos respeitados enquanto cidadãos. Porque o povo há quatro anos está tomando no “Oiti” e tu continuas fingindo que não vê. Nesse movimento, o “Bloco dos Descontentes” vai passar por cima e enfeitar tua “Cabeça de Touro”. Vamos formar uma “Galeria do Ritmo” só para cantar o teu “Bota Fora”. Somos “Gigantes do Samba”, João. E samba também se faz nas urnas.
Acorda João! Acorda porque finalmente, apesar de atrasado, o “Galo” já está cantando na Ponte Duarte Coelho. E é de lá mesmo, que “ao som dos clarins de Momo” ele vai acordar o povo para a realidade. O mesmo galo do ano passado, que apesar de tuas trapalhadas e descasos costumeiros, vai reinar entre trios de pessoas mais que elétricas. E são essas pessoas descuidadas que vão fazer um carnaval fora de época. Vai ser um verdadeiro “Rcifolia” em pleno final de ano. Final de mandato, João. “A terra vai tremer ao som da massa” e o Marco Zero vai ficar lotado de “Caboclinhos”. As “Nações de Maracatus” vão engrossar o cordão e os “Afoxés” vão lavar as ruas e calçadas para eliminar o teu mau cheiro e limpar tua sujeira. Acorda João! Vai ter “Bacalhau com Batata”, vai ter “Mulher na Vara” e o povo vai comer teu fígado. Acorda João. Acorda porque falta muito pouco. Afinal de contas, nosso carnaval está apenas começando. E quando o “Elefante” sair às ruas virá “exaltando suas tradições” e também o esplendor de um povo guerreiro. É que guerra também se faz nas urnas, João.
O BLOCO DO MIOLO MOLE |
Acorda João. Acorda porque teu pesadelo também está só começando. O “Homem da Meia Noite” vai assombrar teus sonhos. O “Diabo Louro vai faiscar na tua frente com cara de gente bonita demais”. E só assim vais conhecer a real cara do povo que abandonasses. Olha João, é preciso ficar de frente para o povo porque tem “La Ursa” seguindo teus passos lentos. Tem “Cavalo Marinho”, “Saberé”, “Piaba de Ouro” e outros milhares de seres encantados reclamando tua ausência e omissão nas coisas sérias. Gestão pública se faz com seriedade e transparência. Por isso, vem pra ruas João. O “Bloco dos Garis” não é suficiente para esconder tuas porcarias em galerias entupidas. Os esgotos estão transbordando e o “Mela-Mela” já tomou conta da cidade. Tem “Mictório” boiando nas chuvas. Tem corpos doentes nas lamas que derramasses pelo centro. Até os “Blocos dos Turistas” estão vendo e questionando tua inércia e ineficiência, João.
É que segundo tua ideologia barata, a prefeitura tem pregado que “Cuidando das Pessoas, a Cidade Avança”. Mas João, ninguém te disse que “cuidar” significa “aplicação da atenção, do pensamento, da imaginação”? Que corresponde a “atentar, pensar e refletir”? Será que ninguém te alertou que ter cuidado nos impõe tratar de algo, ou de alguém? Acorda João. Acorda porque o ato de cuidar exige consideração, prevenção e cautela. De forma mais geral, o cuidar relaciona-se ao bem estar, a saúde, a aparência e/ou apresentação. Por isso o povo está questionando qual o real significado ou sentido de “cuidado” é empregado pela tua gestão. De que pessoas a prefeitura estará falando João? Com certeza não é dos milhares de miseráveis que se espalham desassistidos pelas ruas do Recife. Também não é das pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção, pois estas não conseguem exercer o direito de ir e vir devido às vias e calçadas mal conservadas e esburacadas. Menos ainda é sobre as crianças e adolescentes vítimas de todo tipo e modalidade de violência, seja física, moral ou sexual. Sem falar das pessoas idosas que sofrem em longas filas de atendimento nos postos de saúde e continuam discriminados. E as mulheres João? Com certeza também não é sobre elas, uma vez que são vítimas da violência doméstica cotidianamente, o que contribui para elevar as estatísticas do número de assassinatos. Dos cidadãos comuns menos ainda, pois que as taxas do IPTU foram elevadas e corrigidas sem serviços de qualidade em troca. Dos empreendedores nem pensar, pois que os impostos relativos à liberação de funcionamento para empreendimentos comerciais foram corrigidos, com direito a cobrança retroativa a 2006. És tão eficiente assim que está corrigindo os erros alheios, João? Ou terá sido erro teu mesmo? Em 2006 tu eras o Secretário de Finanças ou de Administração? Só tendo o “Miolo Mole” mesmo.
ATOR MARCELO OLIVEIRA NO BLOCO DOUTORES DA ALEGRIA |
O povo também está questionando para onde, ou em que direção, a cidade avança João? Dizem que provavelmente para o caos. Porque é isso que se vive hoje na capital pernambucana. E a culpa é tua, João. Tua porque continuas dando as costas para o Recife. Queremos saber para onde avança a aplicação de nosso dinheiro, vergonhosamente transformado em elevados impostos? Ou talvez fosse melhor perguntarmos sobre quem realmente avança sobre nossos sacrificados impostos? Por fim, João, quando é que realmente teremos gestão pública de qualidade? Quando a prefeitura irá encarar nossos problemas e necessidades de frente? Porque de “Costa” nem santo faz milagre. Em quatro anos de gestão pública o descaso avança enquanto a cidade regride: o lixo invade as ruas fedorentas e sem acessibilidade; o quantitativo de pessoas em situação de rua aumentou significativamente; o trânsito tornou-se insuportável; a segurança inexiste, e logicamente, a qualidade de vida tornou-se um sonho inatingível. Acorda João. Acorda que já é hora de estar de pé. Levanta que o carnaval começou, mas teu pesadelo está só no início. Tem “Babau” querendo te pegar João.
DESFILE DOS CABOCLINHOS |
Acorda João! Acorda porque depois desse carnaval será preciso que você “Segure o Cú” pra não terminar com o “Ovo na Vara”.
O Bloco Desabafo está nas ruas...
ResponderExcluirDesde que João da Bosta sujou...
Venha minha gente pra esse cordão...
Recife não merece esse João!!! oh oh oh!
Epitácio,é lamentável que um carnaval tradicional como é o do Recife seja tratado de forma tão displicente. Sempre gostei da maneira como o pernambucano resguarda a sua história, a sua memória. Infelizmente não estamos constatando esta postura na atual gestão. Ainda bem que nos resta o consolo de mobilizar opiniões através das redes sociais. Sou paraibana, sogra de Leonardo Dantas, enteado de Mônica. Ele me falou sobre o seu blog, achei muito interessante. Também tenho um blog "A espada de Dâmocles", iniciado recentemente, caso queira dar um olhada, segue o link: http://blogespadadedamocles.blogspot.com/
ResponderExcluirAbraços.