quinta-feira, 8 de agosto de 2013

AGOSTO EM RECIFE OU RECIFE A GOSTO DE QUEM?:


Projeto de Mobilidade Urbana
Buenos Aires/AR.
 
 
RECIFE: A CIDADE QUE NÃO MUDA!

Sabe-se que todo processo de mudança gera certa resistência. Sair da área de conforto nunca foi, e nunca será tarefa fácil para ninguém. Afinal de contas o costume nos leva a acomodação, o que nos deixa confortáveis. Assim, fazemos sempre as mesmas coisas, dos mesmos modos, e nos sentimos seguros. A mudança, por sua vez, nos impõe o repensar e o refazer, o que, muitas vezes, nos obriga a abandonar velhas verdades pré-concebidas. E reconstruir conceitos torna-se, na maioria das vezes, tão assustador quanto o futuro. Assim é o Recife, uma cidade temerosa que não muda. A falta de mudanças talvez seja a maior prova de alienação. Não no sentido da inconsciência, do alheamento ou da negação ao mundo que nos rodeia. Falo da alienação relativa a algo que nos foi tirado, que nos foi negado de forma proposital, objetivando a indiferença e o vazio. Falo da nossa incapacidade de refletir sobre os fatos de forma original e genuína, capacidade essa, intrínseca ao humano. E neste sentido, penso que com o tempo nos tornamos alienados da reflexão.
Projeto de Mobilidade Urbana
Av. Caxangá - Recife



Chegamos a agosto e a cidade continua a mesma! E neste ponto é preciso pensar: será que seis meses é tempo suficiente para as grandes transformações necessárias? Logicamente que não. Mas, sem sombra de dúvidas, é mais que suficiente para se vislumbrar o início de um processo que se efetiva em um contínuo. O processo de transformação é lento porque envolve várias questões, principalmente culturais. Envolve também as questões subjetivas tais como as inseguranças relativas ao porque mudar, o para que mudar, e principalmente, o como mudar. A mudança é um resultado coletivo, nunca individual, até para que não se torne tendencioso, atendendo as expectativas de um, ou de poucos. A mudança somente se torna positiva, e consequentemente bem vinda, quando beneficia a todos, ou pelos menos a maioria.
Buenos Aires - Obra concluída em 06 meses.


Em janeiro deste ano estive em Buenos Aires, capital federal da Argentina. Pude então registrar o início das obras de implantação de um corredor exclusivo para ônibus bem no coração da cidade, na Avenida 09 de Julho. As obras objetivam favorecer a mobilidade urbana, descongestionando e melhor organizando o tráfego, que nem de longe lembra a desorganização do nosso, bem como possibilitar o acesso a um transporte de qualidade, com maior agilidade e conforto aos usuários. O projeto não é inovador, muito menos revolucionário, uma vez que a maioria dos centros urbanos dos países classificados como desenvolvidos já partiram na frente. Nós também o estamos implantando, ou pelos menos temos a pretensão de fazê-lo.

Av. Caxangá - Recife


Penso que a grande questão está no compromisso e no respeito que temos com o que é público. Ou melhor, com a fonte financiadora, mais precisamente com os recursos financeiros, que logicamente, saem dos nossos bolsos. Também está no respeito à população, principalmente aos que saem as ruas e vão às urnas reivindicar por mudanças concretas. E olhe que concreto pode ser tudo, menos nossas expectativas e possibilidades potenciais de mudanças. Quando em julho, mês passado, retornei a cidade portenha, as obras do corredor exclusivo para ônibus já haviam sido concluídas, e antes de retornar da viagem já havia sido inaugurada. Foram exatamente seis meses! Agora, alguém lembra quando foram iniciadas as obras da Avenida Caxangá? Alguém tem previsão do término? Será que já faz mais de seis meses? E os recursos financeiros aplicados são os mesmos, ou teremos que fazer maiores investimentos, como de praxe? Será que além da cultura e do clima, a noção de tempo também é diferente para os argentinos e recifenses? O grau de alienação é o mesmo? Quando serão iniciadas as obras na Avenida Agamenon Magalhães?
Av. Caxangá.

Estamos em agosto e a cidade não muda. Recife continua intocada. A Avenida Conde da Boa Vista se transformou em um grande mercado público. E saliento que não tenho nada contra o mercado livre, pois este é parte de nossas origens mascates. Não estou falando em abolir ou extinguir o comércio nas ruas, mas em transformá-lo em fonte de renda e orgulho. Este tipo de comércio é tradição, agora a desorganização, a falta de infraestrutura e higiene adequada á questão de gestão pública. E disto, sem dúvida alguma, estamos alienados. Apesar do “pouco tempo” que representam seis meses alguém consegue perceber mudanças da gestão atual para a gestão anterior? Pois se elas existem, ou existiram, penso que passam ou passaram bem longe do centro urbano. Talvez a grande questão seja pensar se Recife é uma cidade única, ou um conjunto de cidadelas.

Então, para não incorrer em riscos de equívocos, ou ainda em interpretações precipitadas, ou ainda infundadas e injustas, digo que na cidadela que compõe o micro espaço relativo ao centro do Recife, tudo continua igual. Alguém consegue andar pelas calçadas livres de quedas, escorregões, tropeções, esbarrões, agitação, solavancos, irritação e estresse? Isso sem falar da sujeita acumulada, do mau cheiro, da desorganização e da quantidade de água acumulada. E as instalações elétricas repletas de gambiarras, ganchos, gatos, jacarés, nós e noprós, que envergonham e escondem nossa arquitetura? E a quantidade de crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos que permanecem hospedados indignamente em nossas marquises, convivendo com cachorros, gatos e ratos? Alguma mudança? Os acidentes no transito diminuíram? Na semana passada uma viatura da polícia avançou o sinal e atropelou uma motoqueira bem embaixo de minha janela. Aliás, acidentes com motos já se tornaram programa obrigatório para quem tem janela voltada para a avenida. Estou até pensando em cancelar as assinaturas dos jornais. Para que ler, se posso ver ao vivo e em tempo real as tragédias cotidianas? Na minha rua a micro-cracolândia, com grande potencial de expansão, continua instalada. Crianças e adolescentes continuam sendo prostituídas em cada esquina. Ontem ocorreu um novo assalto, gerando corre-corre pelas ruas. Eu ainda continuo com medo de andar nas ruas durante as noites e madrugadas. Você não? Eu continuo pagando altos impostos em nome da segurança e da qualidade de vida prometida! E você?

Chegamos a “agosto” e o Recife não mudou! Só nos resta saber se foi “a gosto” de Deus ou dos homens. Talvez seja hora de revisar o velho ditado popular onde se evidencia que: quem diz fazer mais e melhor, normalmente não faz. Até porque quem faz de verdade, efetiva a ação sem alardear. Por isso acredito que alardear saber fazer o que nunca se fez, torna-se apenas retórica de politiqueiro. E desses, sinceramente, eu já estou cheio! E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário