sábado, 1 de março de 2014

MENSALÃO: A PALHAÇADA DA JUSTIÇA NA TERRA DO CARNAVAL


Quando o Crime Sempre Compensa!

Se os mensaleiros não formassem uma quadrilha de corruptos, bem poderiam passar por um bloco de carnaval. Enquanto o país se prepara para a maior festa do mundo, nossa justiça dá mostras de sua ineficiência e de seu descompromisso com as reivindicações populares. Aprovado pela Suprema Corte, os mensaleiros foram inocentados do crime de formação de quadrilha, pelo qual deveriam pagar suas penas em regime fechado, ou seja, atrás das grades, de onde, aliás, jamais deveriam sair. Contudo, com o julgamento dos embargos infringentes foi possível absorve-los de penas mais rígidas, e assim, permaneceram em regime semiaberto, o que lhes obriga apenas a dormir nos presídios. Isso significa que em pouquíssimo tempo estarão livres nas ruas novamente. Depois do cumprimento de um sexto da pena, poderão passar a cumprir as penas em casa. Seria realmente cômico se não fosse trágico, ou pelo menos estratégico. Aproveita-se o carnaval, onde a atenção das massas se distancia da política, para mais uma vez se fazer valer a lei da impunidade.

Isso revela um lado obscuro de nossa justiça, cultura e principalmente de nossa política, onde tudo parece terminar em pizza, ou melhor, em festa. É a repaginação da antiga pratica do pão e vinho para ludibriar a lei e enganar o povo. Ou seja, diversão e um pouco de ração para a multidão esquecer as mazelas e os padecimentos de um regime corrupto e cruel. Pena de um povo que se deixa enganar! Pior para um povo que não cumpre com seu papel de cidadão consciente e autônomo, capaz de exigir a aplicação da lei de igualdade de direitos para todos. Como bem disse Cristovan Buarque, em artigo publicado em jornal no inicio do ano, Feliz 2015, pois que 2014, já se perdeu. Em um ano de carnaval, copa do mundo e eleições presidenciais não sobra tempo para o exercício da cidadania e muito menos da consciência política. Que lástima! Que decepção!

Não nos resta outra coisa a não ser cair na folia e se embriagar na alienação momentânea do carnaval. Só lastimo pela ressaca moral no final da quarta-feira de cinzas! Porque cinza será também nosso futuro daqui para frente. Acho mesmo que vou me fantasiar de bandido. Daqueles com camisas listradas que faziam tanto sucesso nos filmes em preto e branco. No peito vou colocar o número do processo do mensalão e nas mãos vou carregar orgulhosamente uma placa comemorativa onde se poderá ler: “O Crime Compensa!”. Só assim o processo do mensalão terá servido para alguma coisa – fazer a população rir de se mesmo! Então vamos comemorar por que nos fazemos constantemente palhaços sem o menor constrangimento. Que toquem os clarins e finalmente os trombones anuncie que a zona geral está liberada. E que Baco nos proteja a todos, e de todos, pois que a justiça brasileira acabou de mostrar que nunca funcionou e que nunca nos representará verdadeiramente!

Bom carnaval para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário