segunda-feira, 12 de novembro de 2012

BAR DA GALEGA - O MELHOR DO MERCADO DA BOA VISTA


GALEGA DO MERCADO DA BOA VISTA



GALEGA: A DONA DO MERCADO

Segundo os dados do Censo 2010, mais de 30% das famílias brasileiras já são monoparentais. Isso significa estruturas familiares constituídas por apenas um dos genitores. Em sua quase totalidade estas são chefiadas por mulheres, que além de mães tornam-se as únicas provedoras de seus filhos. E entenda-se que o ato de prover vai muito mais além do que garantir economicamente o sustento, mas inclui as dimensões afetivas e emocionais necessárias ao desenvolvimento saudável de qualquer criança. Há muito penso em escrever sobre as mulheres guerreiras do Recife. E estas são muitas, basta olharem as ruas. Quem conhece, por exemplo, o Mercado da Boa Vista com certeza conhece “Galega”, mulher simples, dona de uma vitalidade impressionante. Impossível não se contagiar com sua alegria. Impossível não se impressionar com sua garra.

Conheci Galega há uns cinco ou seis anos atrás através de um amigo que, de certa maneira, também me apresentou ao Mercado. Era domingo e o espaço estava lotado, como na maioria dos finais de semana. Em meio à multidão uma mulher magra se movimentava com graça e simpatia, saudando a todos que a cumprimentavam. Sua diferença se fazia pelo atendimento. Galega é do tipo de pessoa que nos dá a impressão de velha conhecida. Daquelas pessoas que nos transmite sensações de proximidade e acolhimento. Hoje em dia vou mais ao Mercado da Boa Vista por Galega do que especificamente pela comida ou qualquer outro atrativo. Para mim tornou-se referencia local, e independente do quiosque em que trabalhe, mantém sua principal característica, o atendimento personalizado. O cardápio é ditado com voz simpática e brincalhona. A propaganda do estabelecimento fica garantida pela confiabilidade que transmite aos clientes. Perde-se ou se ganha clientela no manejo da Galega. Já deixei várias vezes de almoçar no Mercado por falta de mesas no estabelecimento em que atende. Assim, a simpatia pelo espaço e/ou pelos donos dos boxes torna-se extensivo.

Neste sentido, não é só o produto comercializado que importa, mas o valor humano que se agrega. A garantia da qualidade oferecida torna-se indiscutível diante da fidelização. Transforma-se, em certa medida, fator secundário. O prazer consiste em almoçar ou, simplesmente, bebericar ouvindo suas histórias. Mas do que a dinâmica do Mercado, ela nos informa sobre as dinâmicas da vida e da cidade. Oferece-nos outro olhar sobre determinados fatos ou acontecimentos. Uma espécie de mulher sábia, autodidata, que parece curtir com a vida. Uma pessoa real, que tem problemas, ambições e sonhos. Uma batalhadora que estabelece estratégias de manutenção e sobrevivência. Que garante a dignidade das relações igualitárias entre fornecedor e clientes. Uma mulher que parece empregar sua marca em tudo o que faz.


MERCADO DA BOA VISTA
SÁBADOS E DOMINGOS - 09:00 AS 17:00
Moradora da Comunidade do Bode, no bairro do Pina, Galega é mãe dedicada, que planeja os ganhos em detrimento da família. Nada perece fugir de seu controle, mesmo nas situações mais difíceis, e essas não são poucas. Mulher de valores concretos que emprega ao Mercado a leveza que nem sempre a vida lhe destina. Não se lamenta, não reclama, não se vitimiza. Ao contrário, mostra-se sempre determinada em seus propósitos, de domingo a domingo. Com sol ou com chuva o tempo se mostra límpido. Não existe mal humor, mas existe verdade em seus gestos e expressões. Uma mulher viva e intensa que do mesmo jeito se que se torna fera diante das injustiças se revela doce e pura perante a delicadeza e o respeito. Profissional batalhadora que sonha em abrir seu próprio negócio: “O Bar da Galega”. Bar inclusive que já é realidade. Quem vai ao Mercado da Boa Vista não procura pelo Boxe X ou Y. Busca-se o Bar da Galega, onde se encontrará sempre a melhor comida e a cerveja mais gelada, acompanhadas de boa conversa e boas gargalhadas. Sem sombras de dúvidas uma pernambucana arretada! Daquelas que vale a pena conhecer e aplaudir.

Galega não tem um bar ou um quiosque no Mercado, tem todos. Por isso, basta chamar seu nome para descobrir seu paradeiro. Na esquina, na ponta, no meio, no lado direito ou esquerdo, não importa. Sempre existirá uma mesa e um sorriso a sua espera. Buchadinha, sarapatel, galinha a cabidela, dobradinha ou arrumadinhos que não são mais do Mercado. São as especiarias da loura sempre maquiada e arrumada que, às vezes, se anuncia como “Galega do Babado” em tom de gozação. Assim, para quem busca por prazer durante o almoço, ou diversão nas manhãs e tardes dos finais de semana, não pode deixar de comparecer ao “Bar da Galega”. O endereço? Mercado da Boa Vista, no centro do Recife. O número do Boxe? Não importa. É só perguntar ao público. Galega não tem posto, não tem dono, não tem patrão. Tem mais que amigos. Tem clientela certa. Até porque todo mundo sabe que “o povo deve ir onde o artista está!”

Vale a dica: Bar da Galega, todos os sábados e domingos, das 09:00 as 17:00! Bom apetite!

Um comentário:

  1. Só tenho a agradecer estas palavras, que cada vez mais me motivam a continuar atendendo meus amores como eles realmente merecem.

    Um cheiro bem gostoso da GALEGA DO BABADO.

    ResponderExcluir