quarta-feira, 9 de julho de 2014

BRASIL X ALEMANHA

SETE É CONTA DE MENTIROSO.

Primeiro gol, tristeza. Presságio de um jogo difícil. Segundo gol, surpresa. Silenciaram-se as ruas. Teríamos chances? A dúvida estampava rostos. Terceiro gol, incredulidade. O desalento aflorou as primeiras lágrimas. Quarto gol, derrota confirmada. Desilusão, frustração e abatimento. Quinto gol. Aquilo era indigno e causava confusão. Um massacre histórico diante de olhos estarrecidos. O amargor da derrota causou dor e sofrimento. Fomos abatidos impiedosamente em público, desonrados. A nação sentiu-se inerte, indefesa, fragilizada, perplexa diante da catástrofe. Esvaziaram-se as ruas. Torcedores acuados, calados, caminharam como sem rumo certo. O grito estrangulado incomodou e apagou os sorrisos. Que sensação estranha, inexplicável. Era um misto de dor com desamparo e sentimento de vazio.

Sexto gol. A vergonha virou piada de bar. Sétimo gol. Conta de mentiroso. E a mentira maior era nossa. Nunca tivemos verdadeiramente grandes chances. Sofremos com os patos mortos, apostamos forças, investimos pesado na emoção e redescobrimos a crença insana e utópica que nos transforma no país do futebol. O primeiro e único gol do Brasil contra a fortaleza alemã soou como espasmo de um paciente terminal. Livramos a buchuda em sinal de agonia antes de cerrar os olhos. A certeza de não sermos suficientemente fortes como pretendíamos, ou tentaram nos convencer, nos provocou a sensação de impotência. Fomos lubridiados por uma seleção milionária, moleque, ou pela mídia maquiavélica?

Não importa as respostas ou justificativas sobre o fracasso. Saber perder é parte do jogo, revela sabedoria e superioridade. Mas perder feio desse jeito é indigno. Sete eram os jogos para o campeonato. Sete foram os gols! Sete é conta de mentiroso! Simplesmente inaceitável! Terceiro lugar é consolo para tolo. Não somos os melhores do mundo, e uma pretensa vitória sobre a Argentina sábado não aliviará nossa frustração. Para mim a Copa Acabou ontem com a merecida vitória da Alemanha. Vou voltar a pensar e refletir sobre a Eleição que se aproxima para não ser ludibriado novamente. Até porque de engodo já estamos fartos. Mais importante do que torcer por uma seleção é escolher de forma consciente um postulante a Presidência da República. E isso sim, nos faz brasileiros. Até porque o orgulho ou vergonha que sentiremos pelos próximos quatro anos dependerá única e exclusivamente de cada um de nós. Assim, vamos investir energia no que realmente interessa. Os jogadores, patrocinadores e cartolas da Copa já estão com o futuro garantido. Agora é hora de garantirmos o nosso.


Eleições 2014. Mostra tua força Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário